quarta-feira, 19 de março de 2014

PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO PARANÁ

Nesta quarta-feira, 19/04/2014, foi o dia escolhido pelos professores do Estado do Paraná em atendimento ao chamado da CNTE, para fazer as manifestações em defesa da educação pública no Estado do Paraná. 
A tensão é visível no meio da educação, em um ano eleitoral, onde as reivindicações se misturam com os interesses políticos. 
Em conversas com diversos professores é possível observar o descontentamento da categoria contra o atual governo. Porém o descontentamento não é somente contra o governo, mas também contra a atual diretoria da APP. 
Segundo relatos, em 2012 a categoria estava inflamada para uma possível greve, no entanto o discurso apaziguador da atual diretoria desmobilizou tal movimento grevista. Segundo professores ouvidos no dia hoje; o discurso exercito pela diretoria da APP, naquela ocasião, era que o ano de 2013 não iniciaria sem os 33% de hora atividade,conforme determina a lei 
complementar nº 155/2013 (que instituiu no Plano de Carreira do Magistério do Paraná os 33% de hora-atividade 33% de hora-atividade) e a lei (que instituiu no Plano de Carreira do Magistério do Paraná os 33% de hora-atividade) e a lei federal 11.738/2008 (a Lei do Piso).
Exatamente aí reside o descontentamento, pois não só começou o ano de 2013 sem 33% de hora atividade, como também o ano de 2014 está em percurso.

Talvez seja essa a principal razão que levaram os professores a aderiram a paralisação, como recado ao governador e baixa participação nas mobilizações, se comparando com outros momentos, como resposta a atual diretoria.
este blog deixa claro que estará sempre em apoio às lutas em defesa da educação pública e uma educação de qualidade.









Nenhum comentário: